terça-feira, 3 de maio de 2011

O BOM DEPÓSITO DO CORAÇÃO - Martha Gottfridsson

Discipulado 
O BOM DEPÓSITO DO CORAÇÃO - Martha Gottfridsson
A boca fala do que o coração está cheio!!! Fontes puras ou impuras.

O BOM DEPÓSITO DO CORAÇÃO

 

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Pv 4.23)


(Mt 6.19-20)
1) Devemos guardar tesouros no céu e não sobre a terra (coisas terrenas)

2) Tesouros terrenos = nascidos da vontade do homem, independente de Deus, mesmo que sejam vividos dentro da Igreja.

Tesouros celestiais = nascidos da vontade de Deus, mesmo que vividos e praticadas sobre a terra.    

3) As coisas terrenas: a traça, ferrugem corroem e ladrões escavam e roubam. São perecíveis. As coisas celestiais: a traça nem a ferrugem corroem e ladrões não escavam e nem roubam. São inabaláveis, eternas.

"Porque onde está o teu tesouro, aí também estará o teu coração" v.21

Se o meu tesouro está sendo acumulado na terra, um tesouro terreno, o meu coração também estará nas coisas terrenas. Nas coisas nascidas da minha vontade.
Se o meu tesouro está sendo acumulado no céu, um tesouro celestial, o meu coração estará também nas coisas celestiais. Nas coisas nascidas da vontade de Deus para mim.

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pv 4.23

Se o teu coração estiver nas coisas celestiais, TUAS FONTES SERÃO COMO RIOS DE ÁGUA VIVA, LÍMPIDA E CRISTALINA A JORRAR.

Mas se o teu coração estiver nas coisas terrenas, tuas fontes serão contaminadas TUA VIDA SERÁ IMPURA, MISTURADA

Mas se o teu coração estiver nas coisas celestiais, TUAS FONTES SERÃO COMO RIOS DE ÁGUA VIVA, LÍMPIDA E CRISTALINA A JORRAR.

 

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Lc 6.45


Do bom tesouro (aquele que está guardado nos céus, aquele que é nascido da vontade de Deus) o homem tira o bem (fontes de água pura).
Do mau tesouro (aquele que está guardado na terra, aquele que nascido da vontade do homem) o homem tira o mal (fontes de água impura).

A boca fala do que o coração está cheio!!! Fontes puras ou impuras. Este homem vai expressar pela sua boca fontes puras ou misturadas. Não exala o perfume de Cristo, tem um perfume indefinido.

"O que sai da boca vem do coração e é isso que contamina o homem." (Mt 15.18)

Ler: v.18,19
ONDE ESTÁ O TEU TESOURO?? ONDE ESTÁ O TEU CORAÇÃO? TERRA OU CÉU? QUE TIPO DE FONTE FLUI DO TEU INTERIOR?

A ÁGUA PURA QUE VEM DO TRONO DE DEUS OU UMA ÁGUA CONTAMINADA PELO MUNDO, ORA LIMPA, ORA SUJA... MISTURADA!!

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Pv 4.23
MOTIVAÇÕES E PRIORIDADES
"Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou." Jo 6.38
MOTIVAÇÃO à motivo. Que pode fazer mover, motor. O Que determina ou causa alguma coisa.
O que te faz mover? O que determina tuas atitudes? Por que motivo tu te moves? Qual é a tua razão para viver? Para fazeres tuas escolhas?
O propósito de Jesus era fazer a vontade do Pai. Ele era movido pelo amor ao Pai.
1) As motivações procedem do nosso coração. Se teu coração estiver nas coisas geradas pela vontade do Pai, sendo alimentado por Cristo, tuas motivações serão puras e agradáveis a Deus.
Se o teu coração estiver nas coisas geradas pela tua vontade, sendo alimentado pelo padrão do mundo, tuas motivações serão impuras e não agradáveis a Deus. O problema não está "nas coisas", mas onde elas são geradas. Dar exemplos:
"Todas as coisas mês são lícitas, mas nem todas me convêm, me edificam e não me deixarei dominar por nenhuma delas."  I Co 6.12 e 10.23
Nosso coração precisa ser purificado, limpo de todo mau tesouro que temos acumulado para que possamos viver a abundância de Deus.
2) As motivações estabelecem as prioridades. Prioridade = algo a que dou preferência, desprezando, relegando ou colocando em segundo plano outra (s) coisa. Aquilo que dou preferência, primazia em minha vida.
Jesus é nosso modelo e em tudo devemos seguir seus passos. Qual era sua prioridade, a0quilo que direcionava sua caminhada?
"Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou." Jo 6.38
Um coração com motivações puras, geradas em Deus vai glorificar a Cristo em suas prioridades. Um coração com motivações misturadas não vai glorificar a Deus em suas prioridades.

3) Indicadores de que minhas prioridades não estão alinhadas com as Dele

Existência de áreas em minha vida que não glorificam o Pai.
Ex: desordem financeira, divisões e inimizades nos relacionamentos, filhos desordenados, distorções na área sexual, etc...
Independência e/ou falta de cobertura em minha vida. Somos chamados para viver em um corpo. Tudo aquilo que vivemos independentes do corpo não vai glorificar a Deus, mesmo que seja dentro da sua obra. Normalmente agimos independente quando estamos vivendo "nossos" projetos ou quando temos receio de ser impedidos de fazer o que queremos. Ao detectar sob a luz de Deus este tipo de pensamento ou atitude posso ter certeza de que estou fora da prioridade de Deus. Devo arrepender-me para voltar a glorificar seu nome.
- Uma vida de "altos e baixos" na comunhão com Deus
- Dificuldade de resistir ao diabo e ao pecado.
- Falta de expressões da benção de Deus. Tipo: as coisas não dão certo, não progridem, existem contínuos embaraços.

4) Como retornar à prioridade de Deus?

A única forma é através de um arrependimento genuíno e uma disposição de concertar com Deus. II Cr 7.14,15. A aplicação dos "Quatro Pilares": arrependimento, confissão, perdão e restituição é o único caminho.  (ver Livreto da Cura da Alma)
FOMOS CHAMADOS PARA SERMOS PARA O LOUVOR DA SUA GLÓRIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário