sexta-feira, 6 de maio de 2011

PEDRA OU PALMILHA

* Seja Edificado 
Pedra ou Palmilha - Luiz Lemos
Para sermos pedra e não palmilha precisamos estar preparados para perder algumas coisas, como: amizades, posições sociais, cargos, status, fama, dinheiro e até familiares.

PEDRA OU PALMILHA
Rm. 12: 2 - E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Conformar = O sentido desta palavra é o mesmo que: Ter a mesma forma se amoldar, se igualar.
Refere-se a conformar-se com o estilo ou aparência externos, acomodando-se a um modelo e padrão. Em I Pd. 1: 14, a mesma palavra descreve aqueles que se conformam com os desejos mundanos. Mesmo a conformidade aparente ou superficial com o presente sistema mundial ou qualquer tipo de acomodação com seus costumes seriam fatais para a vida cristã.  Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância;
mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.

Jesus, na parábola do semeador, diz que os “cuidados do mundo” sufocam a palavra e ela fica infrutífera. (Mt. 13: 22). Não tem situação mais frustrante para um “agricultor”, quando ele prepara a terra, lança a semente, entra no tempo de espera para a colheita e por algum motivo como seca, inundações, tudo é perdido.  
  
Saber separar o santo do profano, o puro do impuro, o que agrada a Deus e o que não agrada a Deus. Em outras palavras, podemos entender que, viver como um seguidor dos passos de Jesus aqui na terra é ser uma pedra no sapato do mundo, (sistema de valores da nossa época)Antes de Jesus, João Batista foi uma verdadeira pedra no sapato desse sistema e, esse foi o motivo desse profeta ter perdido a sua cabeça. Os discípulos, no início da igreja, logo que foram cheios do Espírito Santo, também foram pedras que incomodavam o “pé do mundo”. E muitos outros irmãos, podemos acrescentar nesta lista de todas as gerações passadas e as mais recentes.
PEDRA OU PALMILHA
Palmilha é um objeto que é colocado no sapato que tem o objetivo de acomodar o pé. Hoje existem palmilhas feitas com “gel”, deixando os pés bem confortáveis, produzindo um descanso e alívio quando caminhamos. A palmilha tem a mesma forma do sapato, o mesmo número, portanto o encaixe fica perfeito.
Como temos vivido em nossa geração? Somos pedra ou palmilha?
Não podemos nos moldar, não podemos nos acostumar com pecados que parecem fazer amizade conosco, e nós com eles. (Sl. 66: 18) - Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido... Davi nos alerta sobre o perigo que é a separação que o pecado faz entre nós e o nosso Deus. Ele deixa de ouvir nossa oração.
Nós não devemos aceitar o modelo de uma era cujo deus é Satanás que tenta de todas as formas encobrir o poder do Evangelho em nossas vidas. (II Co. 4: 3-4)  Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

Em I Jo. 5: 19 o apóstolo João adverte: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno”.

JESUS APEDRA REJEITADA QUE MAIS INCOMODOU
Jesus incomodou os políticos, os religiosos fariseus da sua época. Em primeiro lugar pela sua obediência.  A santidade de Jesus, a sua pureza e firmeza pela verdade, em todo o seu ministério terreno foi motivo de grande adversidade e até ódio. Todos aqueles que tentam viver uma vida piedosa aqui na terra serão perseguidos como foi perseguido nosso Mestre Jesus.

PAULO FOI PEDRA QUE INCOMODOU O MUNDO DESDE A SUA CONVERSÃO

Porém não os encontrando, arrastaram a Jason e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que tem transtornado o mundo chegaram também aqui... (At. 17: 6)

Para sermos pedra e não palmilha precisamos estar preparados para perder algumas coisas, como: amizades, posições sociais, cargos, status, fama, dinheiro e até familiares.

REQUISITOS PARA SERMOS PEDRA
1-) Precisamos de força moral para dizer “não” a tudo aquilo que não trás glória para Deus.

2-) Precisamos força espiritual para saber lidar com o “nosso eu”.
Se alguém vem a mim, e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda “a sua própria vida”, não pode ser meu discípulo. (Lc. 14: 26)

3-) Precisamos entender que o mundo é um inimigo a ser vencido e não um amigo a ser copiado. (I Jo. 5: 4)...porque todo o que é nascido de Deusvence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?

4-) Precisamos saber que o mundo não é o nosso destino; é a nossa jornada! Há muitas coisas que podem nos distrair do nosso alvo e destruir nosso desejo de completar a jornada
 (Tt. 2: 11-14) - Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens,12 ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze.

É NÃO NOS CONFORMAR E SE DEIXAR TRANSFORMAR

Devemos ser transformados por um entendimento renovado comprometido com os ideais do Reino de Deus. A palavra experimenteis significa testar e provar pela prática, na vida cotidiana, que a vontade de Deus por nós seja boa, agradável e perfeita.

CONSELHOS DO APÓSTOLO JOÃO
I Jo. 2: 15 – Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.


QUAL É O RECURSO QUE TEMOS DA PARTE DE DEUS PARA ESTA MUDANÇA?
A  Pessoa Poderosa que é o Espírito Santo de Deus que foi enviado para nos ensinar todas as coisas e nos guiar a verdade, que é a Pessoa do Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro modelo de vida, o padrão de santidade e justiça pela qual devemos experimentar todos os dias, até a sua volta.



                                                                                                                             No amor de Cristo
                                                                                                                                            Luiz Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário